Instalar Interruptores e Tomadas

Em um ambiente, algo indispensável é o bom funcionamento dos interruptores e tomadas que nele existem.
Muitas vezes uma simples falha de instalação gera seu mau funcionamento.
É sempre importante lembrar que não se deve ligar tomadas 220 V em 110 V ou vice-versa, pois ocorre uma discrepância em suas voltagens, danificando tanto o aparelho, quanto a tomada.
Para os interruptores deve-se tomar cuidado ao escolher o tipo de caixa que será utilizada, o que pode variar numa medida 4×2 e 4×4 cm, e no modelo do interruptor, que pode ser de 5 tipos principais :
simples -em seu modelo mais simples apresenta um ponto de ligar e desligar a lâmpada.
paralelo -neste tipo de modelo possui dois pontos de ligar e desligar a mesma lâmpada.
intermediário -para ambientes que necessitem de um interruptor um pouco melhor, o modelo intermediário tem três pontos de ligar e desligar a mesma lâmpada.
bipolar -para instalações que necessitem de 220 V, este modelo é o mais recomendado.
dimmer -o modelo dimmer, pode ser tanto simples quanto paralelo, sua maior vantagem é o controle da luminosidade do ambiente, podendo aumentar ou diminuir a mesma, de acordo com a necessidade.
Quando estamos tratando de uma tomada é imprescindível que se leve em consideração, além do tamanho da caixa padrão (que varia de 4×2 e 4×4 cm), o tipo de tomada que será precisa em um determinado ponto.
Existem 3 tipos principais de tomadas que podem ser utilizadas:
20 Â – As tomadas de 20 âmperes de intensidade de sua corrente elétrica, são ideais para lugares onde serão ligados aparelhos que consomem muita energia, como por exemplo, geladeiras, ar-condicionados, fogões, aquecedores, entre diversos outros.
10 Â – Este tipo de tomada que possui corrente elétrica de 10 âmperes são recomendados para pontos onde serão ligados aparelhos que consomem pouca energia, como por exemplo, luminárias, carregadores, entre outros aparelhos.
específicas – As tomadas específicas são fabricadas de acordo com a necessidade do ambiente ao qual está submetida, podendo ser adaptadas inclusive a lugares úmidos.
Em ambos os casos, tanto do interruptor quanto da tomada, deve-se escolher cuidadosamente o tipo de fio que será utilizado. Existem parâmetros que estabelecem a medida ideal para a prevenção de quaisquer acidentes. São eles :
medida de 1,5mm de bitola em fios que serão utilizados para interruptores.
medida de 2,5mm de bitola em fios que serão utilizados em tomadas que possuem corrente de 10 Â.
medida de 4mm de bitola em fios que serão utilizados em tomadas que possuem corrente de 20 Â.
Ainda em relação aos fios é importante lembrar que devem ser escolhidas cores para cada um a fim de facilitar a identificação de cada um.
Antes do início de qualquer serviço que envolva eletricidade, deve-se desligar a chave geral de energia do imóvel, a fim de evitar possíveis acidentes.
1. Para serviços que envolvem a substituição das peças antigas, deve-se primeiramente retira-las, desparafusando a placa e o interruptor ou tomada.
2. Feito isso, deve-se verificar o estado de conservação dos fios e desconectá-los do aparato antigo. Se o fio não estiver bom, deve-se desencapar cerca de 5mm de fio com o alicate, e permitir com isso que suas pontas fiquem novas.
3. Em um interruptor, na maioria das vezes, os fios são facilmente identificados pelas cores vermelho e preto ou branco. Neste caso o fio vermelho é o fio da fase, e o fio preto ou branco é o fio de retorno a lâmpada.
4. Já em uma tomada a identificação é feita de uma maneira parecida, onde há 3 fios, o vermelho que é o fio da fase, o azul que é o fio neutro, e o verde ou amarelo que é o fio terra.
5. Uma forma de testar se os fios identificados estão corretos é utilizando a chave de teste, para isso basta ligar momentaneamente a rede elétrica e encostar com a ponta da chave teste em um fio de cada vez.
Vale ressaltar que nunca deve-se pegar dois fios de uma vez, nem encostar os fios desencapados.
6. Para ligar os fios em um interruptor, tem que seguir um padrão, o fio fase deve ficar no pino central, e o retorno em qualquer um que sobrou. para fixar os fios nos pinos tem que se parafusar um pouco até que estes estejam presos.
7. Para ligar os fios da tomada, o fio terra deve ser fixado no pino do meio, o fio fase em uma extremidade, e o fio neutro na outra.
8. Para finalizar o serviço deve-se parafusar o suporte e em seguida a placa. Feito isso deve-se religar a rede elétrica.

 

Posted in Decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *